Dúvidas Frequentes
Como são marcados os atendimentos?
O agendamento pode ser feito pelo site (WhatsApp) ou por telefone.
O atendimento on-line é seguro?
Sim, está regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a psicóloga será responsável por tomar todas as medidas necessárias para garantir o sigilo das informações de acordo com as orientações do Código de Ética Profissional do Psicólogo e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (13.709/2018).
Qual a duração dos atendimentos?
50 minutos a sessão individual e 80 minutos a sessão de casal.
Quem pode fazer terapia?
Não existe nenhum tipo de restrição, todas as pessoas podem se beneficiar fazendo psicoterapia.
A psicóloga irá me prescrever medicamentos?
Não, só médicos podem prescrever remédios.
A psicoterapia é confidencial?
Sim, o Código de Ética Profissional do Psicólogo determina que: “Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.” A única exceção deste artigo é para o caso de situações de risco imediato ao paciente ou a terceiros.
A psicóloga dá conselhos?
Não. O objetivo da terapia não é que o(a) paciente se torne dependente da psicóloga, mas que ele(a) possa tomar suas decisões de acordo com seus próprios desejos.
Por que fazer terapia se posso conversar com amigos(as) e familiares?
Uma rede de apoio é essencial para qualquer ser humano, no entanto, não devemos confundir o trabalho profissional de um(a) psicoterapeuta com o suporte emocional nos dado por pessoas queridas. Um(a) amigo(a) ou familiar irá te aconselhar, dizer o que faria no seu lugar, já no processo terapêutico você poderá trabalhar questões profundas que te levam a se tornar protagonista da sua própria história.
Qual a frequência dos atendimentos?
Recomendo que seja feita pelo menos uma sessão semanal, mas depende de cada caso. A decisão sobre a frequência deve ser acordada entre o(a) paciente e o(a) terapeuta. Vale ainda ressaltar não ser recomendado atendimentos quinzenais para quem está iniciando o processo terapêutico, pois este espaçamento longo quebra o ritmo do trabalho deixando a evolução mais lenta.
Por quanto tempo devo fazer terapia?
Não existe um período pré-determinado, depende dos seus objetivos e da sua evolução pessoal. Cada um tem um tempo próprio para resolver suas questões, é preciso respeitá-lo.
Como proceder se eu não puder comparecer ao atendimento agendado?
Você deverá desmarcar ou remarcar sua consulta com pelo menos 24 horas de antecedência do horário agendado para que sua sessão não seja cobrada.
Qual o valor da sessão de psicoterapia?
Entre em contato para saber os preços e formas de pagamento.