top of page

Sobre Mim

Ushi Arakaki PhD - Psicóloga

Psicóloga clínica, psicanalista de crianças, adolescentes, adultos e casais

Sou psicóloga clínica graduada pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Tenho experiência acadêmica e profissional em diversos países nas Américas, Europa, Ásia e África. 

Desde a faculdade tenho particular interesse pela área clínica, em especial pela Psicanálise e me dedico, desde a graduação, ao estudo deste campo clínico e de investigação teórica da psique humana.

Outros focos de estudo meus são: imigração, identidade cultural, noção de pertencimento, psicologia e imigração, discriminação, adaptação culturalcomunidades transnacionais, direitos humanos, interculturalidade, globalização, religião, relações e identidade de gênero, racismo, psicanálise e decolonialismo. 

Formação acadêmica

Em 2000 me graduei em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, durante os 5 anos de faculdade me dediquei ao estudo da Psicanálise. Fiz atendimentos clínicos sempre respeitando o tripé de formação de um psicanalista: estudo da teoria, análise pessoal e supervisão.

Em 2002 concluí o Master em Cooperação Internacional e Gestão de Projetos no Instituto Universitario Ortega y Gasset na Espanha, o que me possibilitou trabalhar em diversos países e conhecer várias culturas.

Da Espanha eu fui para o Japão estudar Antropologia Cultural com o objetivo de complementar minha formação em Psicologia. Em 2005 concluí o mestrado e em 2010 terminei o doutorado na Osaka University. Fiz minhas pesquisas etnográficas focadas na comunidade transnacional brasileira no Japão e tive como principal tema de estudo a identidade cultural de adolescentes e adultos brasileiros. Durante o período em que passei no Japão, além de estudar Antropologia Cultural, continuei me dedicando ao estudo da Psicanálise, o que se segue até os dias atuais uma vez que a formação de uma psicóloga clínica é constante e dinâmica.

A Antropologia Cultural me trouxe importantes habilidades clínicas no atendimento de imigrantes, na medida em que me ajudou a compreender os fatores socioculturais e psíquicos envolvidos no processo migratório. A perda das referências culturais maternas e a necessidade de adaptação em um novo país é um grande desafio. Ter me aprofundado, durante o mestrado e o doutorado no Japão, no papel que a identidade cultural tem na vida do(a) imigrante brasileiro(a) e em sua formação psíquica contribuiu significativamente na minha formação clínica.

bottom of page